top of page

Beta-Alanina, mais performance para suas atividades físicas.



Quando nos deparamos com um atleta ou um praticante de atividade física, nos deparamos não somente com alguém que vislumbra alto desempenho, mas com uma pessoa que apresenta diversos tipos de desequilíbrios orgânicos que comprometem ou que comprometerão sua performance física.


Para alcançar os objetivos relacionados à performance, é necessário realizar acompanhamento com um profissional da saúde, que poderá iniciar a suplementação com um ou mais ingredientes que otimizarão os resultados.


Ao abordarmos este tema, não podemos deixar de falar a respeito da Beta-Alanina, afinal este ingrediente possui efeito ergogênico - é capaz de melhorar a performance nas atividades físicas e quando foi liberado pela Anvisa em novembro de 2020 os consumidores puderam acessá-lo com mais segurança, favorecendo a saúde pública.


Mas você sabe quais são os benefícios que a Beta-Alanina proporciona ao organismo humano?

Este aminoácido não essencial é sintetizado pelo organismo humano, sobretudo no fígado, e em menores quantidades no intestino e nos rins. Mas, também pode ser obtido através da dieta, pela ingestão de carnes, aves e suplementação.


Sua principal função, em conjunto com o aminoácido L-histidina, é participar da formação da carnosina. Essa substância é capaz de atuar no tamponamento dos íons H+ (hidrogênio), na redução da acidose metabólica e do pH muscular (pH mais ácido), responsáveis pela fadiga muscular. Portanto, seu mecanismo de ação proporciona a diminuição da sensação de queimação e parestesia, sendo estes fatores limitantes para contração muscular e aumento da performance.


O seu efeito não é imediato e, sim, acumulativo. Ou seja, é necessário manter a suplementação de 4 a 12 semanas, podendo ser através de cápsulas, sachês e shots ou da maneira que for mais conveniente para o atleta. Sua indicação terapêutica é de quatro doses iguais (menores que dois gramas) ao longo do dia. Com esta posologia, a perda através da urina é minimizada, e como resultado há aumento do nível de carnosina nos músculos.


Após conhecer um pouco mais desse incrível aminoácido, podemos concluir que é errôneo afirmar que a Beta-Alanina é um suplemento pré-treino, pois doses esporádicas não irão proporcionar o benefício desejado.


Por isso, é muito importante sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer suplementação, uma vez que existem suplementos que são bons para uma pessoa, mas podem ser extremamente deletérios para outra.


Até logo!


Atenciosamente,

Equipe técnica ExcipientA

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsmodel.png
bottom of page